Seguidores

sexta-feira, 27 de junho de 2008

PORCELANA COM CORROSÃO DE VIDRO


Neste vaso apliquei a técnica da corrosão feita com vidro e relevo de ouro AS. na parte em que não fiz a corrosão foi feita a fosqueação do vaso e usei a tinta lustre madre pérola para dar efeito acetinado.
É uma tecnica que exige a primeira queima da peça com a temperatura bem alta (uns 900°), e precisa ser retirado do forno ainda quente, portanto tem que esperar a peça sair da fornada., mas o efeito que faz é bem compensador, o seu trabalho vai ficar bonito e original.

Isola-se a área que não irá ser corroída e com uma massa especial voce vai colando os cacos de vidro no tamanho desejado e aguarde a secagem.
Queime e retire a peça ainda quente, óbvio que numa temperatura razoável em que possa segurar com uma luva ou pano a sua peça e com muito cuidado vá retirando com a ajuda de uma faquinha ou chave de fenda os cacos grudados. Eles vão se soltando aos poucos, tente fazer isso com a peça ainda quente, pois se esfriar totalmente terá um pouco de dificuldade para a retirada dos caquinhos.

Feito isso, pinte a peça como desejar e use e abuse dos relevos de ouro nos detalhes e arabescos, no meu caso fiz as flores todas em ouro.


Um comentário:

Francisco José disse...

Parabéns. Minha mãe também se dedica a essa arte, em São Bento do Sul, SC.